terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Crítica de Cinema: Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma 3D


Ficha Técnica
Filme: Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma  3D (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace 3D, 2012)
Direção: George Lucas.
Roteiro: George Lucas.
Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmid, Pernilla August, Ahmed Best, Anthony Daniels, Kenny Baker, Frank Oz, Terence Stamp, Ray Park, Samuel L. Jackson, Sofia Coppola, Keira Knightley.
Duração: 136 minutos.
Classificação: Livre.





Treze anos após estrear pela primeira vez na telona, Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma volta a entrar em cartaz, mas dessa vez seguindo a onda do momento, sendo convertido inteiramente para três dimensões.
star_wars_episode_i
Além do atrativo visual, o estúdio do fanfarrão senhor George Lucas também prometeu algumas cenas inéditas omitidas do corte original de 1999. Não só prometeu como cumpriu, e podem-se ver vários pequenos trechos inéditos numa das principais sequências do filme, a corrida de pods de Boonta.
O ponto alto fica para a sequência inédita em que o pod racer de Anakin Skywalker fica desgovernado após trombar com o mal encarado Sebulba, mas graças a sua astucia, o jovem Skywalker consegue recuperar o controle e vencer a corrida.


podrace

Mas como nem tudo é perfeito, a sequência da épica luta entre Obi-Wan Kenobi, Quigon-Jin e Darth Maul – embalada pela maravilhosa trilha do mago John Willians - não ganhou nada de novo, nem mesmo um tratamento melhor do 3D, ficando inteiramente como estava. Uma pena, se tratando da parte mais drámatica do filme.
Além das cenas inéditas, como de praxe, titio Lucas também tratou de mexer no que estava quieto - mas dessa vez finalmente acertou - e substituiu o Mestre Yoda de animatronics da primeira versão da película, por um feito inteiramente de computação gráfica, igual aos que figuram nos episódios 2 e 3. Já o desengonçado Jar Jar Binks, continua tão chato e irritante quanto sempre foi, ou até mais, já que agora atrapalha todo mundo também na 3ª dimensão.

Mestre-Star-Episodio-Ameaca-Fantasma_ACRIMA20120210_0020_21
"Uhmm, mais bonito em CG eu ficar"

Quanto ao principal atrativo – a conversão em 3D – pode-se dizer que A Ameaça Fantasma não ganhou muito no aspecto visual, ficando num “3D feijão-com-arroz” que apenas trás um pouco mais de profundidade. Se você espera muitas coisas “voando na sua cara”,irá se decepcionar. Para efeito de comparação, diria que funcionou melhor do que em Capitão AméricaO Primeiro Vingador, mas não impressiona tanto quanto em Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua.


Nota: 7,0

Um comentário: