quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hoje é dia de curta: Curta Saraus

Para quem gosta de poesia, o "Curta Saraus" é a melhor pedida da semana.
O documentário aborda questões de transformação social da periferia de São Paulo, por meio dos artistas que a realizam, focando nos saraus que acontecem nessas localidades.


Sinopse: "Curta Saraus" apresenta um paranoma dos Saraus realizados nas periferias de São Paulo.
O Curta tem como proposta discutir com os artistas locais a cultura e transformação social por meio da arte, construindo uma coletânea da produção cultural da periferia e apresentando o olhar de uma nova geração que vem produzindo audiovisual em São Paulo.



Houve um crescimento de manifestações culturais que se comunicam diretamente com o público. Elas buscam um novo olhar sobre a realidade que os cerca, provocando o cidadão a protagonizar uma nova maneira de interagir no seu meio.



As produções culturais foram se diversificando e multiplicando, consolidando iniciativas como o Sarau do Binho e a Cooperifa, onde artistas se reúnem semanalmente para apresentar seus trabalhos, ampliando enormemente a quantidade de artistas e ativistas que passaram a criar na periferia e para a periferia.


Na observação deste caldeirão cultural que alia capacidade técnica e comprometimento com a cidade e sua história, e este novo cidadão, o documentário quer apresentar a riqueza destes saraus, nas diversas formas que ocorrem e em diferentes pontos da cidade, debatendo e refletindo com o artista local as transformações que a periferia vivencia nos últimos anos.

"Curta Saraus" foi dirigido por David Alves, contemplado com o edital Nós na Tela, em 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário