terça-feira, 25 de outubro de 2011

Underpop: A Nona Sessão

session 9

Voltando as origens dessa coluna, onde comentaria sobre filmes mais underground, dediquei 1 hora e 40 minutos do meu nem tão precioso tempo para assistir o desconhecido suspense/terror A Nona Sessão (Session 9 – 2001).
Por ser um belo suspense, me limitarei a análise geral, para não estragar as surpresas.

Session 9

Basicamente acompanhamos Gordon (Peter Mullan), um experiente trabalhador da construção civil especializado em reformas, mais precisamente em remoção de antigos forros feitos de amianto.
Ele e sua equipe, da qual fazem parte Phil (David CarusoC.S.I: Miami), Mike (Stephen GevedonLei e Ordem, Guerra dos Mundos), Hank (Josh LucasHulk, Psicopata Americano) e Jeff (Brendan Sexton III) são contratados para remover a forração de um antigo manicômio local, que irá se tornar a nova prefeitura da cidade.
A equipe de Gordon é contratada pois acaba oferecendo um preço razoável e o menor tempo de execução da obra, mas isso acaba forçando os rapazes a terem que trabalhar dobrado para alcançar a sua meta.

session9


Simploriamente, podemos dizer que A Nona Sessão é um “suspense à luz do dia” o que denota todo o mérito do diretor Brad Anderson (O Operário, Feliz Coincidência) em conseguir segurar toda a tensão da trama mesmo com os raios de sol entrando pelas janelas do manicômio.
Assim como em Atividade Paranormal,  A Nona Sessão nos mostra que é perfeitamente plausível um filme de suspense sem muitos efeitos e firulas. Não só é possível, como eu diria que atribui uma aura muito mais verídica, deixado-nos completamente imersos na trama.
Toda a construção da história e dos personagens é muito bem detalhada. O que chega até mesmo a esconder um pouco a atuação duvidosa de alguns atores.
A sequencia da narrativa nos leva a dois caminhos. Começamos descobrindo pouco a pouco quem são e como são os personagens principais, ao par que vamos aos poucos sendo apresentados a história do manicômio e seus pacientes obscuros.
É esse tom de descoberta após descoberta, que nos deixa apreensivos até os últimos minutos de filme, onde mesmo depois dos vários acontecimentos bizarros da trama, ainda não temos ideia de quem, ou que está por traz da obscura aura do manicômio.


session 9 bloody man


A boa direção de fotografia nos ajuda a sentir como é estar dentro do local abandonado, assim como nos faz partilhar das expressões das personagens, que pouco a pouco vão perdendo sua sanidade.
Não fossem certos momentos onde os diálogos se alongam mais do que deveriam, e um pouco mais de cuidado no desfecho da trama, A Nona Sessão seria um dos melhores suspenses de terror já feitos, mas para um orçamento de aproximadamente US$ 1.500.000,00 é uma obra que surpreende quem assiste sem conhecê-la previamente.
Vale a conferida para quem gosta do estilo. Fiquem com o trailer:


Nota: 7

Imagens e trailer: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário