segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Underpop: A Serbian Film – Terror Sem Limites

Serbian-film-poster-325x460
Antes mesmo da recente polêmica envolvendo-o, eu já tinha ouvido falar de A Serbian Film – Terror sem Limites (Srpski Film) mas ainda não tinha tido a oportunidade de vê-lo. Aproveitando o gancho dos recentes acontecimentos, resolvi parar para analisar essa tão controversa obra do estreante diretor Srđan Spasojević.
A película conta a história de Milos (Srdjan Todorovic) um ator pornô aposentado que mora numa casa simples com sua esposa e filho.

cdn.extracine.com.files.2010.11.A-serbian-film

Na primeira parte do filme, o diretor busca nos apresentar e dar a noção da fama de Milos, ao mesmo tempo que mostra a sua atual condição financeira - que não é das melhores. Esse fato acaba tornando-se uma oportunidade para que sua antiga amiga da indústria pornô apareça com uma proposta de emprego praticamente irrecusável e que garantiria o futuro de sua família por um bom tempo, e é a partir daí, que a polêmica começa.
São tantas bizarrices e cenas fortes, que me limitarei a analisar somente algumas poucas, focarei o filme como um todo.
O verdadeiro autor da proposta é Vukmir (Sergej Trifunovic) um cineasta de gosto altamente duvidoso, que quer todo o "talento" de Milos para realizar sua melhor obra.
Somente no 1º dia de gravação Milos começa a descobrir qual o tipo de filme em que está participando, a cada cena vemos um grau de violência que vai aumentando gradualmente, chegando a níveis que nos fazem questionar até que ponto pode-se explorar esse tipo de "entretenimento"?

a_serbian_film_001

Apesar de não abusar descaradamente do gore, A Serbian Film consegue chocar mesmo nas cenas que contêm apenas insinuações do que está acontecendo – como na polêmica cena do estupro de um recém nascido na mesa de parto, em que somente o choro da criança é audível, e o foco é concentrado na reação de desprezo do protagonista diante do que está vendo – usando do áudio para pontuar as sequências.

Analisando friamente como filme, o que vemos somente são atores fracos, fotografia básica, edição muito simples e história não tão original, visto que muitas vezes o filme 8 MM veio a minha mente durante algumas sequências. Mas analisando como obra de protesto, que é o que alega o diretor, podemos realmente por vezes sentir um subtexto político incluso nos diálogos, e certas "analogias" usando-se da pornografia. O problema, é que todas essas comparações e protestos tratam da situação política da Sérvia. Um país que já passou por inúmeras ocasiões de violência e conflitos socio-políticos e que até hoje sofre as consequências disso. 
Por isso, pode-se dizer que A Serbian Film sofre de uma grande ausência de contexto por parte dos espectadores de todo o mundo, excluindo-se a Sérvia obviamente. O que faz com que passe somente como um filme que faz apologia a diversas práticas pornograficas abomináveis como pedofilia e necrofilia. Nesse ponto, discordarei das opiniões que se criaram acerca do filme. Em momento algum vi qualquer indicação que fizesse apologia a pedofilia e afins, visto que o protagonista claramente fica repugnado com as coisas que vê, e nestas cenas, há somente uma insinuação bem distante do que está acontecendo.
Vemos que o filme nos faz perguntar até onde é arte? ou quais os limites do que pode ser gravado num filme?. Muitos dizem que arte é tudo aquilo que nos tira da passividade, seja alegrando, chocando ou fazendo pensar. Se realmente for isso, então podemos chegar a afirmar que A Serbian Film é uma peça de arte, diferente e controversa, assim como muitos outros filmes que já causaram polêmica.



Nota: 4

Imagens: Divulgação

Um comentário:

  1. Excelente texto, só uma observação, pra mim arte é aquilo que perdura, permanece vivo no tempo, o resto vejo como expressão artística, que usa elementos artísticos, mas é facilmente substituido pela próxima novidade, como as novelas em geral. (Diego Abreu)

    ResponderExcluir