segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Underpop: Mártires



Vingança é um tema que sempre rende alguma boa história (vide Oldboy), e ela é o mote principal de Mártires (Martyrs - 2008), filme francês dirigido por Pascal Laugier que conta a jornada de Lucie (interpretada pela belíssima Mylène Jampanoï) que auxiliada por sua amiga Anna (a também bela Morjana Alaoui) busca acertar as contas com seus algozes.


Quando comecei a assistir Mártires logo percebi que não era apenas mais um filme de terror e torturas comum, que explora somente a violência gráfica. Em três atos, vemos Lucie sendo vítima de violência e torturas - aparentemente sem motivo algum - enquanto ainda era pequena, até que num descuido de seus sequestradores, ela consegue fugir e após o êxito de sua fuga é acolhida num abrigo para menores órfãos. Lá ela conhece Anna, com quem rapidamente se apega e cria laços muito fortes.

Mártires

Na segunda parte do filme, vemos Lucie já crescida e buscando informações que a levem aos seus algozes, sempre com Anna ao seu lado. Eis que todas as pistas levam até a uma casa de família, aparentemente de classe média, constituída por um casal e seus dois filhos levando uma vida normal, até Lucie tocar a campainha, e sem hesitar, assassinar todos com tiros de espingarda a queima roupa.
Não vou contar o resto para não entregar a surpresa que o filme revela no seu decorrer, mas é a partir desse ponto que Mártires mostra ter muito mais potencial e conteúdo do que antes.

Mártires

Realmente é um filme forte e para quem tem estômago. Não só pela violência em si, mas pelo terror psicológico que até então só víamos ser executado com maestria nos filmes orientais - em especial os japoneses. Durante todo o tempo, Lucie é atormentada por lembranças e sequelas do tempo que sofreu nas mãos dos seus algozes. Essas visões causam muita dor nela, mas tendo Anna como alguém que lhe dê suporte, ela tenta superar seus fantasmas.
Além do bom roteiro, esse filme francês da nova geração também conta com as boas atuações de suas protagonistas, uma fotografia simples porém efetiva e uma bela direção que a todo tempo nos deixa apreensivos por não saber exatamente o que está por vir, e se o que está ocorrendo na história realmente foi a melhor solução encontrada pelas personagens.

Mártires

Se nos dois primeiros atos a violência e o suspense já impressionavam, no seu último ato, o diretor consegue nos causar mais angústia e aflição, talvez por ter focado nisso, o roteiro perde-se um pouco e o real motivo de tudo aquilo estar acontecendo acaba ficando um pouco escondido. Mas mesmo assim, não deixa de ter uma trama interessante e que funciona bem para o gênero.

Mártires

Finalmente um filme dessa nova onda de terror europeu que não só convence, como consegue ir muito além de ser só mais um O Albergue genérico. Segue o trailer, que não mostra muito, mas já dá uma noção do que está por vir.


Nota: 8


Ps.: O filme foi tão bem aceito pela crítica que vai ganhar um remake americano. Agora é esperar pra ver se chegará aos pés do original.


Imagens: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário