terça-feira, 1 de março de 2011

News: Oscar® 2011, como foi?




Na noite de 27/02 foi realizada a 83ª entrega dos Oscars®, e dessa vez pela escolha de seus apresentadores (James Franco e Anne Hathaway), notou-se que a Academia procurou atrair o público jovem. E foi isso que vimos logo no início com um video brincando com os indicados a Melhor Filme, utilizando A Origem como inspiração, num estilo que lembrou bastante outro evento, o MTV Movie Awards (veja o video abaixo).





As tiradas de humor da dupla surpreendeu a muitos espectadores (inclusive a minha pessoa), pelo simples fato deles não terem muita experiência em trabalhos humorísticos, mas o que pode-se destacar foi que a Academia não delegou a apresentação somente ao casal, equilibrando com aparições de outros atores e atrizes nas apresentações de prêmios.


James Franco com seu celular registrando a cerimônia a partir do seu ponto de vista. E Anne Hathaway entusiasmada.


Destaque para a aparição de Billy Crystal - usual apresentador de edições anteriores da premiação que falou sobre a primeira apresentação dos Oscars ao vivo na TV, mas nenhuma supera a aparição do veterano Kirk Douglas (pai de Michael Douglas), que apesar da idade avançada arrancou risos da platéia pelo seu bom humor e irreverência ao entregar o prêmio de melhor Atriz Coadjuvante para Melissa Leo.

Billy Crystal aparece para falar sobre a primeira apresentação da cerimônia na TV.

Um show a parte: Kirk Douglas rouba a cena na cerimônia.

E entrega prêmio de Atriz Coadjuvante a Melissa Leo (por O Vencedor).

Outro ponto positivo da festa foi a versão auto-tune (processador que utiliza uma matriz sonora para corrigir vozes) nos diálogos de filmes como Harry Potter 7, Toy Story 3, A Rede Social e (pasmem!) Eclipse, o último filme da saga Crepúsculo, algo surpreendente na cerimônia, e aposto que muitos fãs de Crepúsculo devem ter gostado da "homenagem", da Academia ao filme, confira abaixo.





Um momento que vimos um bom entrosamento e um momento de vergonha alheia foi quando Robert Downey Jr. e Jude Law, Sherlock Holmes e John Watson respectivamente subiram ao palco para anunciar os indicados e vencedores dos Oscars de Melhor Efeitos Especiais (que foi para A Origem) e de Melhor Montagem (para A Rede Social).





Downey Jr. e Jude Law apresentaram um momento de vergonha alheia, mas que divertiu.



Apesar de momentos inspirados a cerimônia teve um ponto negativo, a hora do In Memoriam - homenagem aos atores e todos aqueles envolvidos com o cinema, que faleceram - ninguém merecia a penitencia de ouvir Celine Dion cantando aos mortos (sem piadas). Mas enfim, num resumo o resultado não foi dos piores a Academia quis conquistar um novo público e ao que parece conseguiu, já que inovou em sua 83ª edição e se continuar nesse caminho só tem a melhorar.

Vencedor do prêmio máximo da noite, o de Melhor Filme O Discurso do Rei saiu com 4 estatuetas.
Agora voltando a premiação, mais uma vez David Fincher nadou, nadou e acabou morrendo na praia, A Rede Social não conseguiu repetir o desempenho de outros festivais e só levou os Oscars técnicos aos quais era favorito (Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Edição). Já o que já era de se esperar O Discurso do Rei saiu vencedor nas três principais categorias que disputava Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Filme, o prêmio máximo da noite e também abocanhou o de Melhor Roteiro Original. Enquanto isso A Origem venceu os prêmios técnicos (Fotografia, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som).


Confira abaixo a lista com os vencedores na 83ª edição do Oscar®.



Melhor Filme
Melhor Ator (Colin Firth)

Melhor Diretor (Tom Hooper)

Melhor Roteiro Original




Melhor Fotografia 
Melhor Edição de Som
Melhor Mixagem de Som
Melhor Efeitos Visuais








Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Montagem









Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale)
Melhor Atriz Coadjuvante (Melissa Leo)










Melhor Atriz (Natalie Portman)











Melhor Longa Metragem de Animação
Melhor Canção Original (We Belong Together)










Melhor Figurino
Melhor Direção de Arte










Melhor Filme Estrangeiro (Dinamarca)











Melhor Documentário











Melhor Maquiagem











Melhor Curta Metragem











Melhor Curta Metragem de Animação











Melhor Documentário em Curta Metragem











Essa cerimônia foi uma das mais previsíveis que já assisti, tava latente que O Discurso do Rei venceria nas categorias principais, pois sua crescente popularidade nos Estados Unidos dizia isso e A Origem venceu em 4 categorias e todas técnicas, o que valeu a pena, só surpreendeu não ter vencido Roteiro Original, já que tinha vencido o prêmio do Sindicato dos Roteiristas por essa mesma categoria, já o restante nada de surpreendente, agora esperamos a chegada dos novos filmes e pela cerimônia do ano que vem.


Da esquerda para a direita: Christian Bale, Natalie Portman, Melissa Leo e Colin Firth.

Natalie recebendo o Oscar de melhor atriz, por Cisne Negro.

Tom Hooper vencedor do Oscar de melhor Diretor por O Discurso do Rei, ao lado de Kathryn Bigelow vencedora do ano anterior por Guerra ao Terror.


Bale e o seu Oscar de melhor Ator Coadjuvante por O Vencedor.

Lee Unkrich diretor de Toy Story 3 recebendo o Oscar de melhor Longa de Animação.

E você o que achou dos premiados? Comente e compartilhe sua opinião no blog.



Fontes: Cinema em Cena, Jovem Nerd e Judão.
Imagens: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário