quinta-feira, 29 de julho de 2010

Crítica de Cinema: Predadores

Ficha Técnica
Filme: Predadores (Predators, 2010)
Direção: Nimrod Antal.
Roteiro: Alex Litvak e Michael Finch.
Elenco: Adrien Brody, Alice Braga, Topher Grace, Walton Goggins, Danny Trejo, Laurence Fishburne, Oleg Taktarov, Mahershalalhashbaz Ali, Louis Ozawa Changchien, Derek Mears, Carey Jones, Brian Steele.
Duração: 106 minutos.
Classificação: 14 anos.




Enfim pode-se dizer que a franquia dos filmes envolvendo o icônico personagem criado por Jim e John Thomas, foi erguida das cinzas, e por ninguém menos que Robert Rodriguez, que produz esse capitulo dirigido sem grandes pretensões por Nimrod Antal (do regular Temos Vagas). Iniciamos vendo a personagem de Adrien Brody, Royce caindo do céu, quando chega em terra firme vê que está numa mata fechada, e aos poucos outras pessoas vão aparecendo, e ambos perguntam-se o que acontece, já que a maioria caiu do céu assim como Royce. Aos poucos vamos conhecendo um a um, e logo percebemos que todos são ou assassinos, ou guerrilheiros. Já o unico contraponto é a personagem de Topher Grace, um médico conhecedor de toxinas que serve como ponto de desequilibrio, por ser uma personagem não tão densa quanto as outras. O roteiro não tenta explicar como eles vão parar lá, tanto que nem há nenhuma evolução nos personagens no decorrer da película, o que importa no filme é mostrar ação, pessoas explodindo e muita sanguinolência.
A unica parte do filme que demonstra-se bem desenvolvida é perto do ultimo ato quando aparece Noland (Laurence Fishburne numa rápida e boa aparição) um provável sobrevivente da última caçada dos predadores, mas em sua conclusão o filme peca por forçar a barra com um dos personagens que não vou citar aqui para não entregar o final, essa parte e a que Royce cita Hemingway sem motivo aparente, fazem você parar e pensar: "por que fizeram isso?". Mas são fatos isolados que não comprometem tanto o filme, que não mostra-se tão ambicioso quanto os últimos e péssimos Alien vs. Predador 1 e 2 (que muito obrigado - são ignorados nesse filme), e cita o primeiro Predador, com Schwarzenegger (explicitamente) e tem no elenco de Predadores, a criatura clássica sem parte das tranças, que quem assistiu a segunda aventura com Danny Glover, irá reconhecê-lo.
Enfim, Predadores é um filme para entreter que cumpre bem o seu papel e merece uma ida ao cinema por diferir das últimas aparições da criatura nos cinemas e que faz jus ao seu nome.






Felipe de J. Souza




Nota: 7,5

2 comentários:

  1. Isso aê!! Sanguinolência e Predadores tudo q um filme precisa!

    ResponderExcluir
  2. mano, sangue e uma boa ação é o que precisamos...

    bastante sangue........
    bastante tiro e violencia...

    ResponderExcluir