segunda-feira, 3 de maio de 2010

Crítica de Cinema: Homem de Ferro 2

Ficha Técnica
Filme: Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010).
Direção: Jon Favreau.
Roteiro: Justin Theroux.
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Scarlett Johansson, Mickey Rourke, Sam Rockwell, Don Cheadle, Jon Favreau, Samuel L. Jackson, Paul Bettany, Leslie Bibb, Clark Gregg, Kate Mara, Helena Mattsson, Olivia Munn, Stan Lee.
Duração: 117 minutos.
Classificação: 12 anos.




O maior trunfo de Homem de Ferro 2 é o seu elenco, encabeçado por Robert Downey Jr, que volta ao papel que lhe fez ressurgir das cinzas, o que seu personagem fala logo no inicio da projeção quando surge na Stark Expo. No decorrer da película Tony Stark vê que a mesma substância que evita dele morrer está matando-o e vendo que isso vai acontecer ele começa a aproveitar cada segundo de sua vida sem pestanejar, com isso ele acaba destruindo a própria vida, e o brilhantismo da atuação de Downey Jr torna tudo muito crível e que mesmo sendo um momento trágico dá um toque de humor a essa situação. Já que nem tudo pode ser positivo, Homem de Ferro 2 tem um problema, o vilão interpretado por Mickey Rourke – Whiplash, na sua primeira aparição no circuito de corridas em Mônaco demonstra-se uma ameaça real ao Homem de Ferro e acreditamos que manterá essa ameaça até o final, mas por uma certa preguiça do diretor e do roteirista a personagem tem um destino muito rápido e um tanto sem graça a ele, mas nada que comprometa a sua conclusão, o que nos faz esquecer esse ponto negativo é o seu clímax, aonde o diretor mostra como criar uma ótima sequência de ação que faz o telespectador mergulhar e perder o fôlego de tão extasiante que é, e a edição também é muito bem feita intercalando as cenas aéreas e as de luta de Scarllett Johansson que interpreta a agente dupla Viúva Negra, que cumpre bem o seu papel que não exige tanta interpretação. Don Cheadle da prosseguimento ao trabalho que Terence Howard deixou no anterior, assim como Samuel L. Jackson como o diretor da S.H.I.E.L.D. Nick Fury, mas das quatro novas caras do filme a melhor interpretação fica para Sam Rockwell que como Justin Hammer, o rival das Industrias Stark nos consegue ser engraçado em um momento e ameaçador em outros, acho que fora o papel mais justo para ele, e Gwyneth Paltrow faz a lição de casa direitinho e nos entrega uma Pepper Potts diferente da anterior e mantém uma ótima química com Downey Jr. Mas nada disso seria possível se não fosse pela competente direção de Jon Favreau e pelo bom roteiro escrito por Justin Theroux, e atentem-se as citações mais latentes ao Capitão América a ao Deus do Trovão Thor, e mais uma dica fiquem até o pós créditos que tem uma cena adicional, Homem de Ferro 2 é o mais puro entretenimento e merece esse status.





Felipe de J. Souza


Nota:
9

Um comentário:

  1. Maravilhoso. Falou exatamente o que eu achei. Ainda ñ consegui assisti de novo, mas sei que vou gostar mais ainda qndo conseguir!

    ResponderExcluir