domingo, 14 de fevereiro de 2010

Crítica de Cinema: Preciosa - Uma História de Esperança

Ficha Técnica
Filme: Preciosa - Uma Hirtória de Esperança (Precious - Based on the Novel Push by Sapphire).
Direção: Lee Daniels.
Roteiro: Geoffrey Fletcher e Ramona Lofton.
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz, Stephanie Andujar, Chyna Layne, Amina Robinson, Xosha Roquemore, Angelic Zambrana, Aunt Dot, Nealla Gordon, Grace Hightower, Barret Isaiah Mindell.
Duração: 110 minutos.
Classificação: 16 anos.



O filme conta a história de Claireece Precious Jones, uma adolescente de 17 anos, analfabeta, grávida de seu segundo filho que têm por pai o seu próprio pai. O diretor já deixa claro, que a personagem é analfabeta, pois a história narrada por ela logo dá-se a entender pelo seu jeito de pronunciar certas palavras e nos vários erros ortográficos nos créditos iniciais colocados propositalmente. Na primeira parte do filme ja somos apresentados a Precious, essa jovem que para esquecer de seus problemas cria um mundo próprio para tentar fugir nem que seja por instantes, como por exemplo no momento em que é violentada pelo pai ela transporta-se para um mundo de glamour o qual ela pode ser o que ela quer, mas nem sempre ela pode utilizar disso. Explorada pela mãe que não trabalha, e sobrevive de jogos de azar, tudo as custas do dinheiro da assistência social que Precious recebe pela primeira filha.
Mo'Nique encarna a mãe de Precious de maneira tão crível, que sentimos repulsa de sua personagem pelos atos e palavras que profere à filha, que culpa por ter perdido o marido e também desencoraja a seguir os estudos dizendo que ela é um lixo.
O diretor Lee Daniels sabe como utilizar a câmera e na maioria das vezes que a utiliza na mão, faz-nos sentir presentes nas cenas, partilhando da vida de Precious, mas ele peca quando mostra o mundo de Precious excessivamente, que na maioria das vezes faz o filme perder o ritmo.
E a estreante Gabourey Sidibe mostra todo o sofrimento guardado de Precious, numa interpretação surpreendente, fazendo justiça a sua indicação ao Oscar.
Fica também um destaque a atriz Paula Patton com a professora Rain que encoraja e ajuda Precious e até pasmem (!) Mariah Carey como a assistente social Mrs. Weiss destaca-se, e atentem-se a participação do cantor Lenny Kravitz como o enfermeiro John, pois além de aparecer pouco tem pouca importancia na tela.
Resumindo, Preciosa - Uma História de Esperança merece sim algumas das indicações que recebeu ao Oscar, principalmente nas categorias de melhor atriz para Gabourey e atriz coadjuvante para Mo'Nique, essa ultima que com certeza levará o prêmio, só não concordei muito com a indicação de Lee Daniels como melhor diretor até pela razão de cometer alguns deslizes e excessos. Apesar de clichê em sua conclusão, o filme tem seus méritos e vale a conferida um filme para quem gosta do gênero e de cinema.


Felipe de J. Souza



Nota: 7,5

Um comentário:

  1. PQP!!! Vi esse filme ontem!!!
    Chorei horrores, mas é fodástico!
    Merece Oscar de melhor roteiro!

    ResponderExcluir