sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Perfil de Cinema: Tim Burton



A partir de hoje a cada mês iremos falar de uma personalidade do cinema na nossa nova coluna Perfil de Cinema, e aproveitando que Frankenweenie estreará nos cinemas brasileiros no próximo dia 2 de novembro, falaremos um pouco sobre o as vezes subestimado, ora superestimado diretor Tim Burton.


Primogênito de Bill Burton e Jean Erickson, Timomthy Walter Burton nasceu no dia 25 de agosto de 1958, em Burbank cidade do estado da Califórnia.

Sua infância é descrita por ele mesmo como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida familiar e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e refugiava-se do cotidiano lendo os livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror B. Uma figura cinematográfica que foi parte importante da sua infância foi o ator Vincent Price, cujos filmes influenciaram a sua carreira até o presente momento.




A chance de entrar no mundo do cinema veio na década de 80, quando conseguiu uma bolsa de estudos para ser assistente de animação nos estúdios Disney, através do California Institute of Art. Já como estagiário trabalhou como assistente de animação no desenho O Cão e a Raposa (The Fox and the Hound). Foi nesse período de trabalho na Disney que ele criou e dirigiu seu primeiro curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price.

Vincent, primeira incursão de Burton como diretor.

A partir daí, Burton começou a fazer por conta própria pequenas animações e imprimindo nelas o estilo que estaria sempre presente em seus filmes – um de seus primeiros curtas metragem, Frankenweenie, foi vetado pelo estúdio por ser considerado muito macabro para as crianças e a atmosfera sinistra continua até hoje como uma característica marcante da filmografia do diretor.

"Macabro demais para a criançada".

Aos poucos ele foi construindo sua carreira com pequenos trabalhos iniciais para a TV e curtas de animação para a Disney, mas foi com Os Fantasmas Se Divertem que o diretor se fez notar em Hollywood, engatando, a partir daí, um filme atrás do outro.
"Besouro-suco, besouro-suco, besouro-suco"

Alguns cineastas possuem parcerias de sucesso, seja com atores ou compositores e afins. E com Tim Burton não seria diferente.


No ano de 1985, com o filme As Grandes Aventuras de Pee-Wee, inicia-se a parceria com Danny Elfman (ex vocalista da banda Oingo Boingo), que dentre os filmes do diretor, assinou as trilhas de Batman, Alice no País das Maravilhas, e assina também os últimos trabalhos de Burton: Dark Shadows e Frankenweenie.
Dupla de sucessos!

No remake de O Planeta dos Macacos ele iniciou uma parceria profissional com a atriz Helena Bonham Carter que resultou no relacionamento que mantém desde 2001.



Mas a parceria mais notória é com o ator Johnny Depp, com o qual já filmou oito filmes, dentre eles destaque para Edward Mãos de TesouraA Lenda do Cavaleiro sem CabeçaEd Wood e o remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate. A oitava colaboração foi com o recente Sombras da Noite.





Ainda podemos citar outras breves parcerias:
Michael Keaton (Os Fantasmas se Divertem, Batman e Batman - o Retorno)

Winona Ryder (Edward Mãos de Tesoura e Frankenweenie)

Lisa Marie (Ed Wood, Marte Ataca!, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e O Planeta dos Macacos)

Esse foi um breve histórico da carreira do diretor de características únicas, mas que vem fazendo filmes regulares, mas todos nós esperamos que ele acerte na versão de Frankenweenie que estreia hoje dia 2 nos cinemas, confira o trailer oficial e legendado da animação em stop-motion.




Fontes: Adoro Cinema e InfoEscola.
Imagens: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário