sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Underpop: Irreversível

Irreversível


Nem só de Champagne e Torre Eiffel vive a França, de lá também vem grandes obras do cinema. Algumas muito boas outras nem tanto, e ainda outras muito bem executadas, como é o caso de Irreversível (Irreversible – 2002).

O roteiro é simples: Uma jovem chamada Alex (interpretada pela maravilhosa Monica Bellucci) sai de uma festa após ter um leve desentendimento som seu namorado Marcus (Vincent Cassel). No volta para casa ela resolve usar uma passagem subterrânea como atalho, mas no meio do caminho, se depara com um homem espancando um travesti. Ao perceber que Alex está perto, o violento agressor conhecido como "Le Tenia"(Jo Prestia), parte para cima da moça e abusa sexualmente dela. Não bastando isso, ele também a agride sem piedade deixando-a praticamente em estado de coma. Pouco depois Marcus e seu amigo Pierre (Albert Dupontel) saem da festa e se deparam com uma ambulância socorrendo a jovem agredida. Marcus fica furioso e resolve buscar vingança na mesma hora. Depois de vagar pela noite francesa, parando em vários antros boêmios, os dois amigos conseguem pistas que os levam até o verdadeiro agressor.


936full-irreversible-screenshot
"De trás pra frente??" -"Tô te falando, é de trás pra frente!"

Em cima dessa história linear, o diretor Gaspar Noé, usa uma narrativa totalmente reversa para retratar os eventos, mostrando a história completamente de trás para frente. É tão diferente e curioso que até mesmo os créditos finais, passam no começo do filme.
Desse modo, vemos uma cena até sua conclusão, e em seguida somos levados aos eventos que se antecederam antes dela, e assim sucessivamente.

600full-irreversible-screenshot

Essa construção nada usual, faz com que cada pedaço do filme se torne uma descoberta nova, e  o roteiro ganhei mais um parágrafo a medida que o tempo da película avança e a trama volta.
Só por esse fato, Irreversível já merece atenção, mas ele vai muito além do que um filme de trás pra frente. Cada uma das sequências de tempo retratadas é rodada em apenas um take, ou seja, sem cortes do inicio ao fim da ação. E o mais impressionante ainda é o fato de que cada pedaço do filme possui no mínimo uns 8 minutos seguidos, que são magistralmente segurados pelas belas atuações dos protagonistas. Destaque para uma das cenas mais fortes do filme, onde Alex é estuprada. A sequência dura pelo menos dez minutos ininterruptos e trás uma grande tensão.

irreversible_l
Escolha errada...

Resumindo, Irreversível é um ótimo exemplar de como uma história simples pode ser transformada em algo altamente interessante e inovador.
Apesar do vocabulário pesado e do grande tom de violência em alguns momentos, o filme é recomendadíssimo pra quem gosta do bom cinema, e tudo graças a personalidade da direção de Gaspar Noé.






Nota: 8,5



Imagens: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário