quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Crítica de Cinema: Super 8

Ficha Técnica
FilmeSuper 8 (Super 8, 2011)
DireçãoJJ Abrams.
RoteiroJJ Abrams.
ElencoJoel Courtney, Elle Fanning, Kyle Chandler, Riley Griffiths, Ryan Lee, Gabriel Basso, Zach Mills, Ron Eldard, Noah Emmerich.
Duração112 minutos.
Classificação12 anos.




Nostalgia, essa é a palavra que mais encaixa-se com Super 8, principalmente se você vivenciou aquele período - as décadas de 80 e 90 - aonde sempre víamos uma turminha do barulho entrando em altas confusões e fazendo o que até Deus duvida.
Super 8  passa-se entre o final da década de 70 e o início da de 80, e conta a história do jovem Joe Lamb (o carismático Joel Courtney) que perdeu a mãe num acidente e que desde então fora criado pelo rígido pai Jackson Lamb (Kyle Chandler), como na maioria dos filmes da época a figura paterna é sempre ausente, o que faz a criança - neste caso Joe - buscar algo que supra a ausência, neste caso ele se reúne com seu amigo - o gordinho da turma - Charles (Riley Griffiths) pra ajudá-lo a finalizar um filme de zumbi que está fazendo junto de outros amigos: o amante de pirotecnia e falastrão Cary (Ryan Lee), o sempre medroso Martin (Gabriel Basso) e o desengonçado Preston (Zach Mills). Como não devia faltar tem a bela Elle Fanning (irmã da Dakota) que é a garota durona. Devidamente apresentados eles seguem até a estação e trem da cidade para gravar uma cena do filme, quando presenciam um acidente, após o ocorrido eles notam que não foi um simples acidente.
A partir daí o filme ganha ares de mistério - algo que Abrams preza em seus projetos (vide Lost) - cachorros e pessoas começam a sumir e o mais curioso, objetos como motores de carros também.




Com a aparição do exército e com os sumiços constantes a cidade fica em polvorosa, e as crianças, em especial Joe ficam curiosos. Mas o que sempre foi evidente em produções da década de 80 e faz-se presente em Super 8 é o espírito aventureiro das crianças e ela é demonstrada durante a produção do filme de zumbis onde eles aproveitam os eventos que ocorrem após o acidente, para usar de cenário para as filmagens, mostrando que o amor pelo cinema fala mais alto que os eventos que ocorrem pela cidade.
Como na maioria dos filmes que serviram de referência para este, o forte do filme é o elenco juvenil, que quando entra em cena trazem mais brilho, que também faz com que o clima de suspense criado por JJ Abrams no que diz respeito as aparições da criatura mantenha-se, o que aguça a curiosidade e a vontade de saber qual a sua aparência (vide Cloverfield). A narrativa nunca torna-se cansativa, já que os elementos acima citados a mantém nos trilhos. Com traços de E.T, Os Goonies, O Limite do Terror e Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Super 8 nos faz voltar no tempo e sentir-nos crianças novamente, graças a uma história que resgata os sonhos, anseios e curiosidades de nossas infâncias e graças ao amor de JJ Abrams às obras de Spielberg e o amor de ambos pelo cinema. Fiquem durante os créditos finais e você terá uma agradável surpresa.




Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário