terça-feira, 9 de março de 2010

News: Oscar® 2010



Guerra ao Terror é o grande vencedor da noite com 6 Oscars



A noite do dia 07/03/2010 foi uma noite que entrou para a história do cinema. Inovação nas apresentações das categorias, homenagens a John Hughes e aos filmes de Horror, boas piadas, boa apresentação, mas também foi uma noite de surpresas, principalmente para Sandra Bullock que no dia anterior ao Oscar, venceu o Framboesa de pior atriz por Maluca Paixão e no dia seguinte venceu o Oscar de melhor atriz por Um Sonho Possível.
Digamos que surpresa foi a palavra chave da cerimônia, na categoria melhor filme estrangeiro o favorito A Fita Branca, de Michael Haneke perdeu para o argentino O Segredo dos Seus Olhos, a surpresa foi tamanha que até mesmo os apresentadores da categoria - Quentin Tarantino e principalmente Pedro Almodovar se surpreenderam com a escolha do filme argentino e no discurso o diretor do filme agradeceu pela Academia não ter considerado o Na'vi uma lingua estrangeira.

Almodovar entregando a estatueta para Campanella diretor de o Segredo dos Seus Olhos.


As homenagens foram também um dos pontos altos da cerimônia, principalmente a dedicada ao diretor dos filmes cult da década de 80 e 90, John Hughes que tornou nomes como os de Anthony Michael Hall (O Clube dos Cinco), Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) e Macauly Culkin (Esqueceram de Mim 1 e 2), famosos tanto que eles estavam presentes e que por sinal foi muito emocionante e nostálgica.


Da esquerda pra direita os atores Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado), Macaulay Culkin (Esqueceram de Mim), Ally Sheedy (O Clube dos Cinco), Molly Ringwald (A Garota de Rosa Shocking), Judd Nelson (O Clube dos Cinco'), Jon Cryer (A Garota de Rosa Shocking) e Anthony Michael Hall (O Clube dos Cinco e Mulher Nota 1000) que homenagearam John Hughes.


Outra homenagem feita pela Academia foi aos filmes de Horror, e para o bem ou para o mal escolheram para apresentar o casal teen da saga Crepúsculo, Kristen Stewart e Taylor Lautner, não foi muito interessante tal escolha, mas foi uma bela jogada de marketing da Academia para ganhar o publico jovem e isso é um ponto a favor.

Taylor Lautner e Kristen Stewart na homenagem aos filmes de Horror.


Sobre as piadas, mesmo sendo clichês como são em todas as cerimonias a dupla Steve Martin e Alec Baldwin sairam-se muito bem, o que facilitou nas suas piadas foram que elas foram breves não tornando-se assim enfadonhas, um ponto positivo para isso.
Mas o momento mais engraçado da noite foi quando Ben Stiller subiu ao palco para apresentar o prêmio de melhor maquiagem falando em Na'vi, o prêmio ficou som Star Trek.



Ben Stiller de Na'vi


Mas o ápice da premiação foi nas apresentações dos prêmios principais, onde colocaram outros atores falando de cada indicado o que levou muitos atores e atrizes as lagrimas, mas o mais emocionante estava por vir na premiação de melhor diretor, já estava praticamente certo mas eu ainda relutei em acreditar que Tarantino pudesse vencer, já que as surpresas não paravam de acontecer, mas prevaleceu o óbvio, mas justo Kathryn Bigelow venceu por seu trabalho em Guerra ao Terror e entrou para a história como a primeira diretora mulher após 82 anos a vencer na categoria. O Oscar 2010 foi um marco para a história do cinema por inovar e além de tudo por ser honesto.



Kathryn Bigelow primeira diretora mulher a vencer na categoria.



O único ponto baixo da presentação foi Tom Hanks anunciando o vencedor do Oscar de Melhor Filme, ele não ficou nem um minuto no palco apenas chegou falando sobre a premiação de Bigelow e que um filme estava pronto pra quebrar uma escrita e sem mais nem meno ele fala "The Hurt Locker" e ponto. Pegando até a própria Kathryn Bigelow de surpresa, mas isso não tirou o brilhantismo da cerimônia.


Veja abaixo a Lista dos vencedores da 82ª premiação da Academia.


Melhor Filme: Guerra ao Terror

Melhor Direção: Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror

Melhor Atriz: Sandra Bullock, por Um Sonho Possível

Melhor Ator: Jeff Bridges por Coração Louco.

Melhor Atriz coadjuvante:Mo'Nique, por Preciosa

Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios

Melhor Edição: Guerra ao Terror

Melhor Filme Estrangeiro: O Segredo dos Seus Olhos (Argentina)

Melhor Documentário: The Cove

Melhores Efeitos Visuais: Avatar

Melhor Trilha Sonora: Up – Altas Aventuras

Melhor Fotografia: Avatar

Melhor Mixagem de Som: Guerra ao Terror

Melhor Edição de Som: Guerra ao Terror

Melhor Figurino: The Young Victoria

Melhor Direção de Arte: Avatar

Melhor Roteiro Adaptado: Preciosa

Melhor Maquiagem: Star Trek

Melhor Curta-Metragem: The New Tenants

Melhor Documentário em Curta-Metragem: Music by Prudence

Melhor Curta de Animação: Logorama

Melhor Roteiro Original: Guerra ao Terror

Melhor Canção: “The Weary Kind”, de Coração Louco

Melhor Animação: Up – Altas Aventuras



Fonte: G1.

Fotos: Divulgação e G1.

Um comentário: