domingo, 10 de janeiro de 2010

Crítica de Cinema: Avatar


Ficha Técnica
Filme:
Avatar (Avatar, 2009).
Direção:
James Cameron.
Roteiro:
James Cameron.
Elenco:
Sam Worthington, Zoë Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi, Joel David Moore, CCH Pounder, Wes Studi, Dileep Rao, Laz Alonso, Matt Gerald, Sean Anthony Moran, Jason Whyte, Scott Lawrence.
Duração:
150 minutos.
Classificação:
12 anos.





Quando você chega numa sala de cinema em uma sessão em pleno meio-dia e vê uma sala lotar, você percebe que já aconteceu isso antes, mas espera aí isso tem mais de 10 anos e aconteceu com Titanic, depois você novamente para e vê que apenas um diretor consegue tal feito, James Cameron. É uma espécie de deja-vu que muitos estão passando até o próprio diretor, que há 12 anos não lançava nada novo, mas esse hiato teve sua recompensa ele lançou um filme que prova que no futuro não serão necessárias locações reais para realização de determinados filmes. No filme, Jack Sully (Sam Worthington) é enviado a Pandora para substituir seu irmão gêmeo que morreu, Jack é um veterano de guerra paraplégico e sua incursão no planeta alienígena é a chance de redenção para si, ele participa de um programa supervisionado pela Dra. Grace, que conecta seres-humanos a avatares de Na'vi (raça nativa do planeta Pandora), o corpo de Jake é conectado a um e com isso ele volta a andar. Após um acidente ele acaba resgatado por Neytiri (Zoë Saldana) e acaba conquistando sua confiança, e isso é visto pelo Coronel Quaritch (Stephen Lang) como uma oportunidade de conseguir penetrar na tribo e conseguir retirar a riqueza que tanto procuram e Jake tem o prazo de 3 meses para conseguir a confiança de todos os Na'vi, aí inicia-se um festival de clichês do filme, mas você acaba esquecendo de todos, pois pelas mãos de Cameron tudo torna-se uma fantástica história e a estética visual dos personagens, da fauna e da flora do planeta lhe deixa tão maravilhado por tal perfeição, que você esquece de todos e entra na aventura. Além de ter todos os elementos que um blockbuster deve ter, o filme também mostra mais uma vez como o ser-humano é ambicioso e do que ele é capaz para ter em suas mãos o poder e sobretudo mostra como o poder da fé realmente move montanhas, no filme representada pela entidade Eywa (a deusa dos Na'vi), Avatar até o fim deste domingo continua firme e forte como a segunda maior bilheteria de todos os tempos, e James Cameron mostra porque é o Rei do Mundo (literalmente) e uma dica se forem assistir confiram em 3D, pois é uma experiencia inesquecível, com certeza um dos melhores filmes do ano passado.


Felipe de J. Souza

Nota: 10

Um comentário:

  1. com esse filme eu percibi algo muito esperançoso, as pessoas gostam de ir ao cinema e principalmente se com o filme, elas levarem consigo um experiencia maravilhosa e extraordinária, quem disse que os dias do cinema estava contado, o 3D, melhor Avatar trouxe de volta aquele brilho nos olhos, todos saimos do cinema como crianças maravilhadas com um brinquedo novo.

    ResponderExcluir